quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pureza

“Pureza, s.f. qualidade de puro; inocência; vernaculidade de linguagem.” Isto é pureza num dicionário de língua portuguesa. Mas, para mim, pureza é muito mais que isto. Pureza é um sentimento. E que sentimento! Sentimento este de tão grande importância na vida. Constituído por honestidade, lealdade, sinceridade, confiança. “Amor?!”, perguntas-me. Não, amizade. Amizade pura, amizade verdadeira. E, esta amizade, não se constrói de um dia para o outro. Esta amizade é muito especial. Pode durar anos para ser perfeita. 
Hoje em dia, a palavra “amizade” e a palavra “amo-te” são muito desvalorizadas. Fala-se com uma pessoa duas vezes na vida e diz-se que é nossa amiga e que a amamos. Na minha sincera opinião, para ser um amigo/a, é preciso muito mais que um: “Olá! Tudo bem?”. É preciso, acima de tudo a sinceridade e a entreajuda.
“Amizade pura”, volto eu a esta frase tão simples e especial. Amizade pura não termina. E é transmitida por um grande sorriso, um abraço verdadeiro e um "Gosto de ti!" mais sincero que um olhar apaixonado.
Já disse isto, e volto a dizê-lo. “Amo-te” e “amizade”, actualmente, são palavras, praticamente sem significado. Mas, há pessoas que ainda valorizam estas palavras. Quando digo “amo-te”, é um “amo-te” a sério. E se o disse é porque alguém o mereceu. Mereceu porque sorriu comigo nos meus melhores momentos e chorou comigo nos meus piores. Deu-me a mão quando eu mais precisava, segurando-a, dando-a com força, para nunca se soltar, segurando-me quando eu me atirava de um precipício. E isso sim é "amizade pura". Aos poucos e poucos constrói-se uma estrada à qual eu dou o nome de "Estrada da amizade pura". É uma estrada que demora muito tempo a construir, mas dá-se sempre um passo em frente, nunca um passo atrás e o só há um caminho - o caminho da Felicidade -, porque é esse o objetivo da "amizade pura". Fazer uma pessoa feliz, fazê-la sentir-se amada.  
"Amizade pura" é isso mesmo. Paciência, confiança, sinceridade, honestidade, lealdade, entreajuda. É pureza! É verdadeira amizade. Aquela que todos sonhámos ter. 
Dá-me a mão! Segura-a com carinho, com pureza! 
Mariana Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário