terça-feira, 27 de março de 2012

Rubrica Viva a música! : Lana del Rey

Elizabeth Woolridge Grant, ou Lana Del Rey, como é conhecida, nasceu a 21 de Junho de 1986, em Nova Iorque, mas viveu a infância em Lake Placid, uma pequena e montanhosa cidade. 
Quando tinha 11 anos, viu, pela primeira vez, "Heart-Sahped Box" dos Nirvana e, a mesma disse, que houve algo no olhar de Kurt Cobain que a fez identificar-se com ele.
«Lizzy» teve uma adolescência marcada pelas drogas e pelo álcool e, devido a meter-se em confusões, foi para um colégio interno, onde a sua vida foi muito difícil. Aos 18anos, foi para Nova Iorque para estudar Metafísica na Fordham University, mas logo de seguida, a universidade foi posta de parte. Lana começou a cantar em bares do East Village. «A primeira vez que cantei num bar foi um choque. Vestia jeans e uma blusa amarela e actuei com a minha viola acústica. Quando comecei a cantar, todos se calaram. Foi embaraçoso porque era um bar de rock e eu não pertencia ali. Cantei uma balada e a sala inteira parou. Nem sequer me aplaudiram, continuaram quietos.Eu disse "obrigada", agarrei no casaco e fui embora. Acabou por ser interessante. Passei que se conseguia captar a atenção, isso era o suficiente.»
Aos 20anos, Lana del Rey lança o seu primeiro álbum, que acabou por ser um fracasso, o que leva a cantora a mudar o rumo da sua vida: «Dediquei-me ao serviço comunitário, ajudando pessoas sem abrigo e que estavam a fazer tratamentos de reabilitação de álcool e drogas.Essa foi a minha vida nos últimos cinco anos. As minhas melhores amigas são umas miúdas que conheci no trabalho e elas nunca souberam que era cantora.»
Em 2010, «Lizzy» muda-se para Londres, onde começa a transformação de Elizabeth Grant para Lana Del Rey. Apresentou-se a várias editoras discográficas mas foi, sucessivamente recusada. A criação do nome Lena Del Rey foi o próximo passo. É uma fusão do nome da atriz Lana Turner com o modelo automóvel Ford Del Rey. «Queria um nome que se moldasse à minha música. Na altura, ia muitas vezes para Miami e falava espanhol com os meus amigos cubanos. O nome Lana Del Rey lembrou-nos o glamour à beira-mar. Soava deslumbrante ao sair da ponta da língua.»
Deste nodo, cria uma polémica no mundo da música: «Quem é esta mulher que mudou o seu aspeto, adoptou um nome falso e se transformou num ícone de moda? Pouco há em comum com a Lana Del Rey e a loira de olhar tímido que se apresentava como Lizzy.» «Acho que ela queria ser Lana Del Rey e não Lizzy Grant. Ela é muito dramática. Matou essa pessoa e transformou-se realmente na Lana que conhecemos. Foi a decisão que tomou», contou David Kahne.
Não há praticamente ninguém que associe o tema «Video Games» a Lana Del Rey. Esta começou por lançar a música na Internet, e mais tarde, no Youtube um vídeo feito por si própria e o sucesso foi enorme. Tudo aconteceu muito rapidamente. «Escrever "Video Games" foi um momento chave para mim. É uma balada, é algo que parece não ter refrão. Escolhi partilhá-la online porque era a minha música favorita. E funcionou. Todos os dias havia milhares de visualizações. Eu perguntava-me porque seria que todas aquelas pessoas chegavam até mim. Não estava mesmo à espera.»
Passados quatro meses, Lana Del Rey assinou contrato com a Interscope Records e, nesse mesmo mês, ganhou o Q Awards para «Next Big Thing». 
Em Dezembro de 2011 apresentou «Born to Die», o segundo single.Lançou o segundo álbum, que vendeu 117 mil cópias na primeira semana. Foi o disco mais vendido de 2012 até ao momento. Em Janeiro, cantou no palco de «Saturday Night Live», mas não correu bem, mais parecia a envergonhada Lizzy, do que a explosiva Lana. Sobre esta atuação, Del Rey disse à revista Rolling Stone: «Acho que fiz um bom trabalho e sinto-me bem com isso. É verdade que estava nervosa mas senti-me bonita e cantei bem. Sei que algumas pessoas não gostaram, mas é assim a minha maneira de atuar e os meus fãs sabem disso. Nunca esperei ser bem recebida.» Contudo, deram-lhe outra oportunidade. Em Fevereiro, cantou no palco do «Late Show with David Letterman» e a sua atuação foi confiante, seduzindo os espectadores. Jimmy Iovine afirmou: «Lana hipnotiza-me tanto quanto a voz de Stevie Nicks. E toda esta chuva de criticas é um aborrecimento. Lana fez um disco incrível numa altura em que ninguém está a gravar álbuns. As pessoas deviam apoiá-las porque ela faz exactamente o que divas como Adele fazem - múicas incríveis. Lana pode ir até onde quiser. E um dia, vai estar na capa da revista "Rolling Stone"».
Apesar de toda a fama, Lana continua a fazer a sua vida como sempre. «As pessoas ficariam surpreendidas se soubessem o quão tranquila sou. Faço o mesmo que fazia dantes. Apenas viajo mais. Mas continuo a ter o mesmo trabalho de babysitting. Pelo menos quando estou em "casa".» e, relativamente ao seu passado, «Não é como se estivéssemos em 1962 e não pudessem descobrir nada sobre mim. A minha intenção nunca foi transformar-me numa pessoa diferente. O que os outros pensam não me interessa. Às vezes magoam-me, é verdade, mas tenho apenas de seguir em frente.»
Entretanto, Del Rey assinou um contrato com a agência de modelos «Next Model Management» e prevê-se uma tournée para o final do ano. E, em relação ao seu primeiro disco, vai reeditá-lo. 
Segundo a revista Happy, «Lana Del Rey tem longos cabelos ruivos, cuidadosamente armados e arranjados, um olhar misteriosamente triste que contraste com a atitude sensual e uma voz poderosa. Lembra o glamour vintage dos anos 60. Ela é de tirar a respiração, principalmente quando a ouvimos de olhos fechados. É delicada, frágil, indecifrável, mas estranhamente eloquente. Podia ser a personagem de um romance ou de um filme. Canta sobre amar alguém tão loucamente que tudo tem inevitavelmente acabar mal.»
( 2º Disco: )




( 1º Disco: )



Mariana Pereira

1 comentário: