terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bastidores - Reportagem da TVI

Não sei se viram a reportagem da TVI que deu no dia 2 à noite, mas eu vi e adorei. Então resolvi falar um bocadinho do que disseram lá.
A reportagem falou sobre um bocadinho de tudo no que toca à moda, desde os estilistas aos modelos, passando pela economia, principalmente pela economia.
Vou primeiro falar sobre o que diz respeito aos modelos, o que para quem quer ser modelo (tal como eu que gostava um bocadidinho de ser modelo). A profissão modelo não é assim tão perfeita como as pessoas acham que é. Tudo bem que os modelos recebem bem. Os modelos que ainda estão a começar carreira ganham em média 100euros num desfile. Enquanto que os que já são mais experientes podem ganhar entre 400 a 1000euros, dependendo das marcas. E sim, só num desfile! Mas, tal como a modelo Ana Sofia referiu, esse pode ser o único dinheiro que eles ganham num mês, pois a carreira de modelo é muito incerta e tanto se pode ser muito requisitado como muito pouco requisitado. E tal como os modelos Luís Borges e Ruben Rua, que são dois dos modelos nacionais mais requisitados, sendo que Luís Borges é dos melhores do Mundo, grande parte dos modelos tem de ter um plano B. Hoje em dia, é muito difícil ser-se modelo. Por exemplo, a agência Elite, que é uma das melhores agências nacionais e que tem muita ligação a nível internacional, tenta encontrar modelos de pele e olhos claros, altas e magras (com pouco peito e anca), o que para as portuguesas é muito difícil pois nós somos mulheres com pele mais moreninha, olhos de tons mais escuros, com um corpo mais redondinho. Quando se é modelo viaja-se pelo mundo fora e as grandes marcas como a Tommy, onde o modelo Luís Borges já fez três campanhas, paga bem aos modelos, como o Luís Borges que é mais experiente, e ainda lhes paga um voo na 1ªclasse e um hotel de 5estrelas. Sempre que "cais" existirá sempre alguém à espera de te substituir. Isso é garantido! Mas a verdade é que esta profissão tem coisas muito boas, mas também coisas piores.
Relativamente aos estilistas, não deu grande coisa. Quase tudo que deu sobre eles foi o dinheiro que se gastava num desfile que é mesmo muito. A marca Dior gasta 2milhões de euros num desfile.
No que toca à economia, sabias que a moda é uma das “fontes de dinheiro” que gere mais dinheiro num país? E que os preços das marcas de roupa, cosméticos e tudo relacionado com a moda das grandes marcas, como por exemplo, Ana Salazar, Fátima Lopes, Miguel Vieira, entre outras, nunca baixam os preços e continua sempre a vender bastante. Isto porque as pessoas mais ricas vão sempre comprar a essas marcas e têm sempre dinheiro para isso. Agora, as marcas mais baratas onde normalmente as pessoas de classe média e baixa compram as roupas acabam por ir à falência. Afinal de contas, o que é que isto significa? Significa que a moda é um grande mundo, que gere bastante dinheiro, que dá muitos empregos e que contribui muito para a economia de um país. Significa que a moda nunca vai acabar, porque as grandes marcas vão ter sempre quem vai ir lá comprar, ou seja, os mais ricos e que as pequenas marcas vão indo à falência porque as pessoas de classe média e baixa não conseguem comprar tanta roupa como quando não existia tanta crise. Sabias que se Portugal investisse mais no que toca a moda, conseguiria ganhar muito mais dinheiro? Outra coisa que me chamou a atenção é que, os sapatos portugueses estão em 8º lugar nos produtos mais exportados do mundo. Sim, é verdade! Nós, portugueses, exportámos 95% dos sapatos que produzimos e temos dos melhores sapatos do mundo, chegando até a ser usados por princesas. E se temos sapatos tão bons porque é que não os usámos, em vez de comprar uns sapatos de uma marca estrangeira? Dessa forma, é claro que Portugal iria conseguir mais dinheiro e iria importar menos. É claro que a maioria de nós não compra sapatos na Dior ou Channel, é so um exemplo.

Mariana Pereira 

3 comentários:

  1. obrigada minha linda :)
    sim , já segues .

    ResponderEliminar
  2. não vi a reportagem mas gostei muito de ler o teu resumo :)

    ResponderEliminar
  3. Eu, por acaso, vi a reportagem. Achei-a muito interessante :)
    Gostei muito da tua síntese ;)

    http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar