segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Rubrica: Devorar livros!

Tal como prometido, este ano novo vamos iniciar novas rubricas. E a primeira rubrica que vamos apresentar é: Devorar livros!
Esta rubrica irá ser feita uma vez por mês, um mês eu, outro mês a Marina. Na rubrica Devorar livros! iremos falar, principalmente, sobre livros que já lemos, mas também podemos falar sobre um livro novo ou algum que queremos ler.
Hoje deixo-vos o livro:

O rapaz de pijama às riscas, de John Boyne

Bruno é um rapaz alemão, de nove anos, que vive em Berlim com os pais e irmã, com um estilo de vida cheio de regalias em meados da II Guerra Mundial. Devido ao pai ser militar, esta família irá mudar de casa, para um local que Bruno não consegue perceber e dá-lhe o nome de “Acho-vil” (Auschwitz). Assim, Bruno começa uma viagem intensa e ao mesmo tempo inocente, no exterior das vedações do campo de concentração, observando os prisioneiros, pensando que estes andavam sempre vestidos de pijamas às riscas. Um dia, Bruno, no meio das suas explorações, acaba por encontrar Shmuel, um rapazinho judeu com quem inicia uma amizade proibida. Mas será que esta história acabará bem?

Passagem favorita:
“Na verdade – disse ele, baixando os olhos para Shmuel -, não interessa se me lembro ou não. De qualquer maneira, eles já não são os meus melhores amigos. – E depois, baixando os olhos, fez uma coisa que não costumava fazer: pegou na mão de Shmuel e apertou-a com muita força. – Agora és tu o meu melhor amigo, Shmuel – disse ele. – O meu melhor amigo para toda a vida.”

Eu aconselho a leitura desta obra porque…
É “uma história de inocência num Mundo de ignorância”. É uma história que fala sobre a II Guerra Mundial, mais precisamente sobre os campos de concentração, sem falar de fatos históricos, e da inocência das crianças.
É de fácil leitura e daqueles livros que não conseguimos deixar de ler. E, como todos os meus favoritos, é um livro que faz chorar.

Já tinhas lido este livro? Vais ler?
Mariana Pereira








3 comentários:

  1. Eu não li o livro mas vi o filme, e gostei bastante :)

    Para colocares o plugin do facebook na tua página basta entrares na tua página, clicares em 'editar página' (no canto superior direito), depois em 'recursos' (na lista da esquerda)e 'utilizar plugins sociais'. A partir daí já deves saber o que fazer :)
    Espero que te ajude! ;)

    Beijinhos
    http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. obrigada ♥
    eu gostava muito de ler o livro, vi o filme e adorei!

    ResponderEliminar
  3. Tal como o comentário de cima, também ainda não tive oportunidade de ler o livro mas já vi o filme. Gostei bastante, muito emocionante pois retrata muito bem o que se passava naquela terrivel altura.

    Adoro esta rubrica :)

    ResponderEliminar